Resumo

As atividades esportivas são componentes intrínsecos na construção de um modelo de educação integral no Brasil e elas estão inseridas no Programa Mais Educação. O objetivo deste estudo foi identificar se as práticas esportivas se apresentam incorporadas e executadas conforme projeto político-pedagógico da escola e se atendem aos objetivos do programa nas Escolas da Rede Municipal de Salvador. A pesquisa foi ancorada na abordagem do ciclo de políticas - dos contextos de influência, produção de texto e da prática, nas escolas municipais de Salvador, no ano de 2014. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários e processados em um programa estatístico, onde foram avaliados por dimensões definidas como o projeto político- pedagógico das escolas analisadas, a formação do gestor e do monitor, as práticas esportivas e os espaços físicos utilizados para a realização destas. As atividades esportivas foram o macrocampo com maior número de oferta nas escolas investigadas, mas estas não apresentavam a infraestrutura física para desenvolver as modalidades propostas pelo programa. Tais modalidades aconteciam sem organização didático-pedagógica, apresentando-se apenas como atividade de entretenimento após a jornada escolar obrigatória, funcionando os monitores como cuidadores. Portanto, a escola acaba por exercer a função social do estado de cuidar e proteger as crianças. O discurso ideológico presente nos programas e políticas de inserção social, mediante as atividades esportivas desenvolvidas no Programa Mais Educação as reconhece como um canal de socialização positivo ou de inclusão social distinguindo a importância dessas na formação da criança. É preciso assumir essa positividade das práticas esportivas nos projetos das escolas, possibilitando aos sujeitos atendidos pelo programa oportunidades de experimentar, praticar e desenvolver hábitos saudáveis através da execução das atividades físicas por meio dos esportes.

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