Resumo

As oportunidades oferecidas pela IA estão à vista de todos, mas é importante refletir e discutir antes de agir, tanto sobre os aspectos que não compreendemos bem quanto aqueles que nem sabemos que não conhecemos. A pergunta que precisamos fazer é: é possível uma educação mais humana na era da inteligência artificial?

Devemos dizer adeus à exclusividade do pensamento humano? A Inteligência Artificial Generativa (IAG) desafia a ideia de que a criatividade é um domínio exclusivo do homo sapiens. Isso representa uma nova era de criação homem-máquina ou uma ameaça à originalidade humana? Que papel a educação deve desempenhar?

Embora as evidências científicas sobre o impacto da inteligência artificial na educação ainda sejam insuficientes, agora estão surgindo exemplos claros de como essa tecnologia pode facilitar as tarefas administrativas, bem como oferecer recursos complementares para ampliar ou enriquecer o aprendizado.

Essa tecnologia está avançando rapidamente. Ela passou do estágio infantil de ouvir, ver, falar e desenhar para o estágio de ler e escrever, programar, analisar planilhas complexas, integrar relatórios, falar um número infinito de idiomas e responder a muitas outras funções que estão constantemente surgindo no setor de tecnologia em uma velocidade impressionante. Sua adoção ocorreu em uma escala e em um ritmo nunca antes vistos. Em pesquisas recentes, os alunos descrevem com entusiasmo a inteligência artificial como um “cérebro externo”.

Acessar