Educação Para a Saúde: Avaliação de Um Programa de Ensino de Assistência Primária à Saúde do Escolar

Por: José Luiz Mazzaro.

170 páginas. 1996

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa de ensino, nos moldes da assistência primária em saúde, implementado junto a um grupo de oito professoras de pré-escola, 1ª e 2ª séries de uma escola rural de Brasília. Inicialmente foi desenvolvido uma investigação, em cinco escolas rurais da cidade, objetivando colher dados sobre a realidade dessas instituições que subsidiassem, em conjunto com dados bibliográficos, a construção de um programa de ensino que visava fundamentar os professores em relação a alguns aspectos de saúde e ensinar-lhes habilidades de caráter prático, sobretudo de prevenção de problemas de saúde. Escolhida a escola rural para o desenvolvimento do programa, foram constatadas péssimas condições sanitárias, o que praticamente impossibilitava as ações do programa, tal como planejado. Decidiu-se, após as devidas adaptações, integrar as ações educativas a um trabalho de intervenção necessário, implementando-os concomitantemente, de forma complementar e articulada. Os dados para a avaliação do programa foram colhidos de três estudos, relacionados à saúde dos olhos, higiene ambiental e nutrição, através de pré e pós-testes, de avaliações opinativas e de trabalhos de campo conduzidos pelas professoras incluindo avaliação de acuidade visual das crianças da escola, diagnóstico das condições sanitárias, levantamento de dados antropométricos como indicadores do estado nutricional, entre outros. Estes trabalhos foram ratificados por profissionais da saúde escolar ou por procedimentos avaliativos conduzidos pelo pesquisador, os quais deram validação externa ao estudo. Como conseqüência natural dos trabalhos de campo, desenvolveram-se formas diversas de intervenção, que modificaram profundamente algumas condições da escola intimamente relacionadas à saúde dos educandos. O programa de ensino e intervenção mostrou-se eficaz e adequado ao contexto, tendo produzido resultados muito satisfatórios, o que demonstra que professores devidamente preparados podem e devem colaborar com ações de ou voltadas para à saúde.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2219&listaDetalhes%5B%5D=2219&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.