Editora Todas as Musas. Brasil 2011. None páginas.

Sobre

PREFÁCIO
Escrever o prefácio deste livro nos traz uma dupla satisfação. Primeiro, pelo fato do professor Caio ter sido nosso aluno na graduação. Desde aquela época já demonstrava interesse pela Educação Física Adaptada, o que culminou com sua dissertação de mestrado, abordando a temática da Paralisia Cerebral. Segundo, pelo material didático de ótima qualidade presente nessa obra.

O livro aborda tema relevante para a área e contribui de forma efetiva com a natação para pessoas com deficiência. A estrutura apresentada leva o leitor progressivamente a inteirar-se do assunto com a profundidade necessária para compreender os procedimentos metodológicos no trabalho com atividades aquáticas.

O texto tem linguagem clara, concisa e traz consistentes argumentações.

O primeiro capítulo situa o leitor de forma objetiva dentro do tema da Paralisia Cerebral, dando informações necessárias para a compreensão das alterações motoras presentes nesse quadro neurológico e trazendo autores clássicos que escrevem sobre o assunto.

Em Atividades Aquáticas, segundo capítulo, o autor faz um breve histórico das atividades com pessoas com deficiência, mostrando, desde a Antiguidade até os dias atuais, os principais fatos que marcaram as mudanças de foco nessas atividades. Os subcapítulos 2.3 Propriedades físicas da água e 2.4 Benefícios das atividades aquáticas são itens clássicos em praticamente todos os livros sobre o tema, mas são necessários, visto a especificidade da população que é objeto do estudo.

Mas, sem dúvida, os itens 2.5 Modelos de atividades aquáticas adaptadas e 2.6 Considerações sobre o ensino trazem excelente contribuição para a área. Os modelos apresentados na tabela 3 mostram de maneira objetiva as possibilidades da prática dessas atividades e seus benefícios e sistematizam o texto descrito naquele tópico. No subcapítulo Considerações sobre o ensino, o autor aborda o assunto, discorrendo sobre a formação e conhecimento do professor, citando pesquisas sobre o professor de Educação Física e o trabalho com crianças com Paralisia Cerebral na área de natação.

O tema Considerações didático-metodológicas para pessoas com paralisia cerebral (p. 45) é, ao nosso ver, o cerne do livro, pois mostra de forma didática os procedimentos de ensino, assim como as características que devem ser consideradas durante as aulas com crianças com Paralisia Cerebral.

O autor ainda ilustra sua proposta trazendo, no capítulo 3 o caso de uma Escola Pública de Educação Especial e detalhando o programa de atividades aquáticas daquela escola.

Enfim, ao término da leitura, sentimos que tivemos uma aula, bem ministrada, de fácil compreensão e com conteúdo consistente.

Boa leitura a todos.

Prof. Dr. Edison Duarte
Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada da Unicamp

Acessar