Educação Somática e Dança na Consciência Corporal

Por: Luciana Fiamoncini e Nicole Rosa Cachoeira.

Pensar a Prática - v.21 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever como a educação somática e a dança podem proporcionar o desenvolvimento da consciência corporal dos participantes do projeto de extensão Vivências Corporais Lúdicas. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, na qual foi utilizado como instrumentos o diário de campo e a entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados foi por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). O estudo apontou que as vivências de educação somática despertaram nos participantes a sensação de relaxamento, relacionada ao alívio de tensões e dores, proporcionando um estado perceptivo e integral das dimensões corporais. Em relação à dança destaca-se a improvisação, a socialização, sentimento de prazer e ludicidade.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/47435

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.