Educação Somática: o Corpo Enquanto Experiência

Por: Débora Bolsanello.

Motriz - v.11 - n.2 - 2005

Send to Kindle


Resumo

Elaboramos aqui uma definição da educação somática, campo ainda pouco conhecido no Brasil. Abordamos principalmente o conceito de corpo enquanto experiência, pilar da pedagogia da educação somática. A educação somática é um campo teórico-prático que se interessa pelas relações entre a motricidade humana, a consciência e o aprendizado. A partir da mudança de paradigma estabelecida pelo pós-Positivismo e do questionamento epistemológico inaugurado pela Fenomenologia, a experiência humana e a subjetividade passam a ser validadas como fonte de conhecimento. Para os profissionais da área de educação somática, não é o corpo da pessoa que é abordado, mas a sua experiência através do corpo. Para tanto, o professor de educação somática utiliza as seguintes estratégias pedagógicas: a sensibilização da pele, o aprendizado pela vivência e a flexibilidade da percepção. Palavras-chave: Consciência corporal, métodos educacionais alternativos, sensação, percepção, educação somática.

Endereço: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n2/11n2_08DBB.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.