Educação em Wilhelm Reich: da Psicanálise à Pedagogia Econômico-sexual

Por: .

Motriz - v.8 - n.1 - 2002

Send to Kindle


Resumo

Não há dúvidas de que o pensamento de Wilhelm Reich (1897-1957) oferece a todo aquele interessado em seu conhecimento um amplo rol de temas, fatos e curiosidades a serem investigados. Ainda que não fosse pedagogo de profissão,  as, médico - inicialmente psicanalista -, Reich revela ser a educação alvo constante de suas preocupações e  nvestidas críticas, encontrando-se, não à toa, diluída entre seus mais de vinte livros e dezenas de artigos, integrados a discussões  iversas acerca da sexualidade infantil, da moral sexual, entre outras problemáticas concernentes à sua teoria da economia sexual. Eterno preocupado com a tríade: sexualidade, criança e educação, Reich, ainda que praticamente desconhecido no campo  ducacional, oferece contribuições que merecem ser investigadas, sobretudo por vincularem a educação à aposta na possibilidade  e profilaxia das neuroses, quiçá, a um futuro melhor.

Endereço: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/08n1/v8n1_resumo.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.