Educoração: Histórias, Experiências e Partilhas de Aprendizagem e Afetividade na Escola

Por: , Janir Coutinho Batista e Paulo Cezar Nunes Junior.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.32 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a proposta do Educoração, projeto criado para atuar no desenvolvimento afetivo da criança que se utiliza de diversas ferramentas (canções, rodas de conversa, jogos cooperativos, posturas de yoga e contação de histórias) a ser realizado no contexto escolar. A implementação da proposta ocorreu em uma escola pública do município de Cerquilho (SP), em 8 encontros de uma hora e meia de duração, com frequência semanal e participaram 23 crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa participante e como procedimentos metodológicos foram feitas observações com registro de campo, entrevistas com professora da turma e diretora da escola e questionários. Os dados obtidos foram interpretados por meio da análise de conteúdo e organizados em três grandes categorias de análise: empatia, autoestima e aprendizagem. Os resultados mostraram que, somadas à participação do professor, as dinâmicas da proposta influenciaram na afetividade infantil e promoveram uma melhora no cotidiano da sala de aula. As atividades do Educoração contribuíram de maneira direta para que fossem abordados diversos aspectos relativos à afetividade e ao convívio das crianças na escola. Além da mudança nas relações entre as crianças e a professora e, da maior atenção de uns com os outros, a professora relatou que depois das intervenções conseguiu realizar seu trabalho com maior engajamento e interesse dos alunos, fato que permitiu que o projeto se ramificasse para outras turmas na escola.

Endereço: https://www.revistas.usp.br/rbefe/issue/view/11406

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.