Efeito de 12 Semanas de Hidroginástica Sobre a Glicemia Capilar em Portadores de Diabetes Mellitus Tipo Ii

Por: Adilson Domingos dos Reis Filho, Andreia Zimpel Pazdziora, Christianne de Faria Coelho-ravagnani, Eliana Santini, e Patrícia Dantas de Amorim.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.17 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O crescente aumento da obesidade tem levado cada vez mais pessoas a ter algum tipo de doença crônica não transmissível como o diabetes mellitus tipo II, cujo número de portadores vem aumentando nos últimos anos. Portanto, o presente trabalho objetivou avaliar a glicemia capilar em jejum após 12 semanas de aulas de hidroginástica em homens e mulheres com diabetes mellitus tipo II. O estudo contou com a participação de 29 indivíduos de ambos os sexos, distribuídos em um grupo masculino (n=10) e outro feminino (n=5) exercitados com hidroginástica, e, dois grupos controles, um masculino (n=5) e outro feminino (n=9). Foram avaliados a massa corporal (MC), o índice de massa corporal (IMC) e a glicemia capilar em jejum (GJ) no início do estudo (M0), após seis (M1) e 12 semanas de acompanhamento (M2).

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/542.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.