Efeito de 12 Semanas de Treinamento com Pesos Sobre a Força Muscular, Composição Corporal e Triglicérides em Homens Sedentários

Por: Marcos Doederlein Polito.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.16 - n.1 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de 12 semanas de treinamento com pesos (TP) sobre a força muscular, composição corporal e triglicérides em homens sedentários. Para tanto, 14 homens saudáveis e sedentários foram separados aleatoriamente, de forma balanceada, em grupo experimental (GE = 29 ± 1 anos; 180,0 ± 3,0cm; 80,5 ± 1,8kg) e grupo controle (GC = 27 ± 1 anos; 170,0 ± 2,0cm; 76,2 ± 0,9kg). O GE foi submetido a um protocolo de TP durante 12 semanas, com frequência de três vezes por semana. O programa de TP foi composto por 10 exercícios executados em duas séries de 10-20 repetições. Medidas de massa corporal, estatura, espessura de dobras cutâneas e triglicérides foram realizadas antes e após o período de intervenção. Adicionalmente, o teste de uma repetição máxima (1RM) foi aplicado nos exercícios supino em banco horizontal e mesa extensora, nos período pré, após seis e 12 semanas de acompanhamento. Foram encontradas diferenças significativas (P < 0,05) após as 12 semanas de TP apenas no GE para o somatório das dobras cutâneas, ao passo que a massa corporal e os triglicérides não sofreram alterações nesse período. Com relação aos valores de força muscular, identificou-se aumento significativo (P < 0,05) no GE em ambos os exercícios entre o primeiro e o segundo teste de 1RM e entre o segundo e o terceiro. Conclui-se, portanto, que 12 semanas de TP foram suficientes para aumentar a força muscular e reduzir o somatório de dobras cutâneas sem, contudo, alterar os valores de triglicérides e massa corporal.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v16n1/a05v16n1.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.