Integra

Introdução: Diferentes métodos de treinamento físico promovem adaptações fisiológicas que causam melhoria da saúde. O treinamento aeróbio (TA), como é consenso na literatura, proporciona alterações principalmente no sistema cardiorrespiratório, enquanto que o treinamento de força (TF) está relacionado a ganhos de força e massa muscular.

 Objetivo: Comparar o efeito de 8 semanas de treinamento físico (TA e treinamento   ncorrente (TC, associação do TF e TA) sobre o consumo de oxigênio (VO2pico) de homens de meia-idade.

 Metodologia: Participaram desse estudo 32 indivíduos do sexo masculino (47±1,41 anos;  3,35±11,95 kg; 171,75±2,47 cm) sendo: TA (n=15) que realizou 60 minutos exercícios de  aminhada ou corrida com intensidades correspondentes a 50-85% VO2pico realizados 3  /sem e TC (n= 17) que realizou o TF composto de 6 exercícios com 3 séries de 10 repetições  áximas e 1 minuto de pausa, acrescido de 30 minutos de TA, com exercícios de caminhada ou  orrida com intensidades correspondentes a 50-85% VO2pico, 3 x/sem. Para determinação do VO2pico, foi realizada avaliação cardiorrespiratória com protocolo incremental até exaustão em  steira ergométrica (Quinton, EUA), com análise de gases expirados (CPX-Ultima, Medgraphics,  UA). Foi aplicado o teste de normalidade Shapiro Wilk’s e posteriormente realizado análise de  ariância (Anova two-way) e post-hoc de Scheffè. Foi adotado nível de significância p<0,05.  Resultados: os resultados VO2pico são apresentados na figura abaixo.

 Conclusão: o TA isolado mostrou-se mais eficaz para a melhora do VO2pico quando comparado ao TC, cujo trabalho aeróbio teve menor duração e foi associado ao TF ao longo das 8 semanas.