Efeito Agudo de Diferentes Tipos de Exercício Sobre Peptideos Natriureticos de Ratos Wistar

Por: Alexandre Sabbag da Silva, Eduardo Vitor Pianca, Eliane Florencio Gama, Romeu Rodrigues de Souza e Walter Krause Neto.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.25 - n.4 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução:

O estudo dos efeitos de diferentes tipos de exercício físico na fisiologia cardiovascular está aumentando na literatura. Os muitos mecanismos de controle hemodinâmico incluem a liberação atrial de peptídeos natriuréticos. Embora amplas evidências demonstrem seus efeitos agudos e o aumento na sua concentração plasmática, não se sabe se ambos os átrios respondem de maneira semelhante aos dois tipos de peptídeos natriuréticos em resposta a diferentes tipos de exercício.

Objetivo:

Comparar as respostas agudas de diferentes tipos de exercícios nos peptídeos natriuréticos atrial (ANP) e cerebral (BNP) de ambos os cardiomiócitos atriais dos ratos Wistar.

Métodos:

Os animais foram divididos em: controle (GC), aeróbico (GA), resistência (GR) e combinado (GAR). O GR realizou seis escaladas com uma carga equivalente a 60% do peso corporal. O GA correu em esteira a uma velocidade de 12 m/min durante 60 minutos. O exercício do GAR consistiu em subir a escada três vezes consecutivas, seguido de 30 minutos de corrida.

Resultados:

Primeiro, o átrio direito liberou mais ANP e BNP durante todos os tipos de exercícios; Segundo, o exercício de resistência liberou mais ANP e BNP em ambos os átrios; Terceiro, no átrio direito, os exercícios aeróbicos e combinados liberaram mais grânulos de ANP pequenos e médios, enquanto o exercício de resistência liberou grânulos maiores de BNP; e, quarto, no átrio esquerdo, o exercício aeróbico liberou mais grânulos de ANP, enquanto os exercícios de resistência e combinados liberaram grânulos maiores de ANP e BNP.

Conclusão:

Todos os tipos de exercício induzem a uma liberação parcial dos grânulos de peptídeos natriuréticos com maior resposta ao exercício de resistência. Além disso, foi possível verificar uma resposta particular e diferente em ambos os tipos de átrios na liberação de ANP e BNP. Nível de evidência II - Estudos terapêuticos – Investigação dos resultados do tratamento.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922019000400310&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.