Efeito Ao Exercício Prévio Sobre a Relação Entre Potência e Tempo Até Exaustão Ajustada a Funções Exponencial e Hiperbólica

Por: Camila Ferreira Infante Rosa, Fábio Yuzo Nakamura, Lucas Galvão H. Marcolino e Nilo Massaru Okuno.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.14 - n.3 - 2006

Send to Kindle


Resumo

Dentre os modelos alternativos de potência crítica, podemos destacar os de “inércia” aeróbia e o exponencial. No entanto, até o momento, não há estudos que buscaram testar a validade desses modelos em diferentes situações experimentais. Como a potência crítica (PC) representa teoricamente a maior intensidade mantida por processos aeróbios sem a utilização dos estoques energéticos anaeróbios, a estimativa da mesma não poderia ser influenciada pela manipulação prévia das reservas anaeróbias (CTA). O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do exercício prévio sobre a estimativa dos parâmetros do modelo exponencial e de “inércia” aeróbia. Dezesseis indivíduos realizaram testes preditivos sem e com depleção prévia parcial da CTA (SD e CD). Após a depleção parcial de 60% da CTA, havia 30 s de repouso. As estimativas de potência crítica - PCinércia-SD e PCexponencial-SD - não foram diferentes de seus pares na situação CD (P > 0,05), apresentando uma alta correlação (r = 0,978 e 0,951, respectivamente). Apesar disso, foi verificada diferença entre a PCinércia e PCexponencial, tanto em SD quanto em CD (P < 0,01). No entanto, as correlações entre as estimativas de PC entre os modelos nas mesmas situações experimentais foram altas (r = 0,989 SD; r = 0,981 CD). Desta maneira, conclui-se que o exercício prévio de intensidade severa, seguido de um curto período de recuperação, não afeta a estimativa da PCinércia e PCexponencial.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/698/703

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.