Efeito da Aplicação de Vibração Mecânica Sobre a Impulsão Vertical

Por: Bruno Pena Couto, Guilherme Augusto Silva da Costa e Marcos Pinotti Barbosa.

Motriz - v.18 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Vários estudos apontam que o treinamento com vibrações pode contribuir no desenvolvimento da  força muscular e do desempenho esportivo. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da vibração 
mecânica aplicada na direção da resultante das forças musculares sobre a impulsão vertical. A amostra foi  composta por 18 voluntários que realizaram o teste de salto vertical antes e após 20 segundos de vibração  mecânica, 20 Hz de frequência e 6 mm de amplitude, aplicada na direção da resultante das forças  musculares. Os mesmos voluntários foram utilizados como controle e, para isto, realizaram pré e pós-teste  sem treinamento com vibração. Houve um aumento significativo de 8,5% na altura de salto vertical após o  treinamento com vibração. O procedimento controle não gerou alterações significativas. Estes resultados  sugerem que a aplicação de vibração mecânica na direção da resultante das forças musculares de  membros inferiores foi capaz de gerar aumentos agudos na impulsão vertical. 

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/3556/pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.