Efeito da Atividade Física Regular no Comportamento da Pressão Arterial de Hipertensos

Por: José Cosme Lopes Lima.

100 páginas. 1988

Send to Kindle


Resumo

O propósito deste estudo foi analisar o comportamento da pressão arterial de hipertensos essenciais após a realização de um programa regular de 50 sessões de atividade física desenvolvidas em 3 etapas semanais. Analisou-se também as variáveis peso corporal, somatória das dobras cutâneas, capacidade aeróbica, freqüência cardíaca de repouso e pressão arterial média. A amostra constituiu-se de 40 sujeitos com idade entre 26 e 49 anos, todos do serviço ativo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que foram distribuídos em 4 grupos, sendo G1 o grupo controle, G2 o grupo sob terapia farmacológica, G3 sob terapia farmacológica associada a atividade física e G4 o grupo que foi submetido ao programa de atividade física somente. Todos os grupos passaram pelo pré e pós-teste que constou de teste de 12 minutos, medida de dobras cutâneas abdominal, subescapular, supra-ilíaca e triciptal; medida do peso corporal, medida das pressões sistólicas, diastólica e média e a avaliação da freqüência cardíaca de repouso. Empregou-se para tanto balança, esfigmomanômetro, estetoscópio, cronômetro e o compasso de Hapender. Utilizou-se o teste "t" para verificar as diferenças ocorridas em função de cada um dos tratamentos e também foi aplicada a análise de variância para observar se ocorreram diferenças entre os grupos ao final dos tratamentos. Determinada a existência destas diferenças foi aplicado o Método TUCKEY para identificar entre quais grupos efetivamente ocorreram as diferenças. Os resultados mostraram que nos grupos experimentais ocorreram diminuições significativas das pressões sistólicas, diastólicas e média. Nos grupos ativos fisicamente (G3 e G4) observou-se diminuição no peso corporal, somatória das dobras cutâneas e na freqüência cardíaca de repouso. Foi verificado nestes grupos o aumento na capacidade aeróbica. Concluiu-se que um programa de atividade física regular composto de exercícios aeróbicos, ginásticas, flexibilidade e desporto dirigido provocou diminuições na PA de hipertensos essenciais e inclusive possibilitou a diminuição da dependência farmacológica por parte de alguns sujeitos, além de propiciar uma melhor condição física.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1411&listaDetalhes%5B%5D=1411&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.