Efeito do Autocontrole de Conhecimento de Resultados na Aquisição de Uma Habilidade Motora

Por: Aline Kety Maria Siqueira.

Revista da Educação Física - UEM - v.21 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do autocontrole da distribuição do conhecimento de resultado (CR) na aprendizagem de uma habilidade motora, em universitários. Vinte universitários (♀=21,13±2,26 anos; ♂=20,97±2,17 anos) foram distribuídos, de forma pareada, em dois grupos: grupo autocontrolado e grupo yoked (externamente controlado). A tarefa consistiu no lançamento de discos metálicos a fim de acertar o alvo disposto sobre uma mesa. O experimento teve duas fases: estabilização e adaptação. A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Para a análise inferencial dos dados foi utilizada a ANOVA Two Way para medidas repetidas. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o grupo autocontrolado e o grupo yoked nas fases estudadas. O desempenho mostrado nesta tarefa com exigência de precisão parece não ser influenciado pelo autocontrole de CR.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/revista-educacao-fisica-uem-v21-n4-2010

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.