Efeito da Crioterapia de Imersão Sobre a Remoção do Lactato Sanguíneo Após Exercício

Por: Bruno Manfredini Baroni, Douglas Grosselli, Ernesto Cesar Pinto Leal Junior, Flavia Bertolla, Rafael Abeche Generosi e Sinara Censi.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.12 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da crioterapia de imersão sobre a remoção do lactato sanguíneo, um importante parâmetro fisiológico relacionado à fadiga muscular, após exercício de alta intensidade. Para tanto, quinze atletas de futebol (15 a 17 anos) foram divididos em Grupo Imersão (GI, n=7) e Grupo Controle (GC, n=8). Os atletas foram submetidos a um protocolo indutor de fadiga muscular (PIFM) por exercício de alta intensidade em ciclo-ergômetro. Após, os atletas do GI realizaram a crioterapia de imersão, por 10 minutos, com os membros inferiores imersos a 5±1º C, enquanto os atletas do GC permaneceram 10 minutos em repouso. Foram coletadas amostras de sangue para análise da concentração de lactato previamente ao PIFM (PRÉ), assim como 3, 15 e 25 minutos após o término do exercício (respectivamente PÓS-3, PÓS-15 e PÓS-25). O PIFM elevou as concentrações de lactato sanguíneo dos atletas significativamente e de maneira similar nos dois grupos. No período de recuperação, o Gl apresentou redução da concentração de lactato de 13,6% no PÓS-15 e 15,3%, no PÓS-25, enquanto o GC apresentou 14,6% e 28,5% de redução, no PÓS-15 e PÓS-25, respectivamente. Observou-se que a recuperação passiva apresentou decréscimo significativo da concentração de lactato enquanto o mesmo não foi verificado com a crioterapia. A crioterapia de imersão, nos parâmetros adotados pelo estudo, apresentou-se menos efetiva que repouso para a remoção do lactato sanguíneo após exercício de alta intensidade.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2010v12n3p179

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.