Efeito da Crioterapia na Resposta Eletromiográfica dos Músculos Tibial Anterior, Fibular Longo e Gastrocnemio Lateral de Atletas Após o Movimento de Inversão do Tornozelo

Por: Carolina Saenz Alonso, Christiane de Souza Guerino Macedo e Rinaldo Roberto de Jesus Guirro.

Fisioterapia e Pesquisa - v.20 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

A crioterapia é utilizada para tratamento de traumas no tornozelo/pé em atletas; entretanto, sua ação sobre o controle motor apresenta controvérsias. Este estudo objetivou verificar o efeito da crioterapia na resposta eletromiográfica dos músculos do tornozelo de atletas após inversão. A amostra foi composta por 20 voluntários: 10 universitários atletas de basquetebol e 10 universitários não atletas. Todos foram submetidos à inversão do tornozelo em plataforma para a análise do sinal eletromiográfico dos músculos Gastrocnêmio Lateral (GL), Tibial Anterior (TA) e Fibular Longo (FL), pré e pós-crioterapia por imersão do tornozelo, a 4±2ºC, por 20 minutos. A análise estatística utilizou o teste de Shapiro Wilk, Wilcoxon e Mann-Whitney, com nível de significância em 5%. Considerou-se o pico de RMS, o RMS após 0,2 segundos e após 1,0 segundo da abertura da plataforma de inversão. Todos os dados foram normalizados pelo pico do RMS no momento pré-crioterapia. Evidenciou-se diminuição do pico do RMS e do RMS até 0,2 s para o TA nos atletas e nos músculos GL e FL dos não atletas. Após um segundo da abertura da plataforma houve menor recrutamento dos músculos GL, TA e FL para os não atletas. A comparação entre atletas e não atletas apontou, no RMS até 1 segundo, menor recrutamento para o GL dos atletas pré-crioterapia e TA pré e após o resfriamento. Conclui-se que a crioterapia diminuiu a resposta eletromiográfica do músculo TA de atletas e GL, TA e FL de não atletas.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502013000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.