Efeito da Acupuntura na Atividade Eletromiográfica do Músculo Trapézio Fibras Superiores em Pacientes com Cervicalgia Inespecífica: Estudo Piloto

Por: Andréia C. de Oliveira Silva, Cid a Fidelis de Paula Gomes, Daniela a Biasotto-gonzalez, Fabiano Politti, Juliana Teles Tavares, Marco Antônio Fumagalli, Nivea Cristina de Melo e Simone a Penimpedo Calamita.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Os mecanismos fisiológicos da acupuntura no tratamento da cervicalgia ainda não estão claramente descritos. Oito pacientes com cervicalgia inespecífica (NPG) e oito saudáveis (HSG) participaram desse estudo com delineamento cross-over (intervalo entre coletas de 7 dias), onde cada indivíduo recebeu uma única sessão de acupuntura e uma de placebo (agulha inserida a 1 cm lateral dos pontos verdadeiros). Por já ter sido demonstrado em estudos anteriores que a atividade e o controle motor do músculo trapézio fibras superiores são significativamente afetados pela cervicalgia, o sinal eletromiográfico desse músculo foi captado durante a elevação do ombro com diferentes níveis de contração (15, 20, 25, 30 e 25% da contração voluntária máxima), pré e pós-tratamento com acupuntura. A ANOVA demonstrou uma diminuição significativa da amplitude do sinal eletromiográfico do músculo trapézio fibras superiores em ambos os grupos após o tratamento com acupuntura (NPG: P < 0.001; HSG: P =0.01) e com tratamento placebo (NPG: P=0.02; HSG: P < 0.01). Os efeitos da acupuntura nos pontos TE-5 e LI-11, ou próximo a eles, contribuíram para o aumento da resistência à fadiga e a diminuição da atividade do músculo trapézio fibras superiores, em indivíduos saudáveis e com cervicalgia inespecífica. Como ainda não existem evidências que comprovem diferenças específicas entre os pontos de acupuntura e de não acupuntura (placebo), é possível que estímulo nociceptivo (aferente) da agulha sobre os locais onde foram aplicadas tenham proporcionado uma modulação reflexa da atividade do músculo trapézio. No entanto, essa possibilidade necessita ser melhor investigada em estudos futuros.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.