Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar o efeito da atividade física na produção de anticorpo específico em resposta a um antígeno definido, em particular, a resposta de inibição da hemaglutinina ao H3N2 (A / Sidney / 05/97) e H1N1 (A / Beij-ing / 262/95) componente da vacina do vírus influenza de 1998-99.

Métodos: Trinta idosos com idade entre 67 e 91 anos (média 81 ± 5) participaram do estudo. A atividade física foi avaliada por meio da Escala de Atividade Física para Idosos (PASE); um aumento log-base 2 (aumento de vezes) no título de um soro em relação ao pré-sangramento para cada pessoa foi representativo da resposta imune. As amostras de plasma foram coletadas antes, 1, 2, 4 e 6 semanas após a vacinação com o vírus da influenza. Uma ANOVA de medidas repetidas foi usada para avaliar a resposta imune geral aos componentes H3N2 e H1N1 da vacina do vírus da gripe. Correlações de Pearson foram usadas para determinar a relação entre a produção de anticorpos específicos e a atividade física.

Resultados: Como esperado, para ambos os antígenos, os títulos aumentaram significativamente após a vacinação, com os títulos mais altos encontrados seis semanas após a vacinação. Uma correlação significativa entre a atividade física e a produção de anticorpos específicos foi encontrada para o componente Sidney da vacina (H3N2) uma semana após a vacinação (r = 0,59; p <0,05).

Conclusão: Os resultados do presente estudo indicaram uma relação positiva entre a atividade física e a resposta imune inicial a um desafio antigênico específico na presente amostra de idosos.
 

Acessar