Efeito da Carga Elástica nas Estratégias Cinemática e Eletromiográfica dos Movimentos de Flexão-extensão dos Ombros Realizados no Aparelho Reformer Segundo o Método Pilates

Por: Lívia Alice Ramalho Costa.

60 páginas. 2010 07/12/2010

Send to Kindle


Resumo

Os exercícios do método Pilates podem ser realizados no solo e em equipamentos. Nos equipamentos, os mesmos são executados contra a resistência de molas (carga elástica), as quais impõem uma complexidade adicional à execução e controle dos movimentos. Apesar da abrangência do uso do método na reabilitação, há poucos estudos científicos que comprovam sua eficácia. Essa abrangência do uso do método demonstra, por si só, a necessidade de uma descrição biomecânica e de controle motor dos exercícios, possibilitando um entendimento cinesiológico dos mesmos. Objetivos: Identificar e descrever as estratégias cinemáticas e de modulação da atividade EMG dos principais músculos durante a execução do movimento do ombro com reversão realizado sob a demanda de diferentes cargas elásticas no equipamento Reformer por indivíduos não praticantes do método Pilates. Materiais e métodos: Oito voluntárias do sexo feminino participaram desse estudo. Foram instruídas a realizar uma tarefa de extensão e flexão de ombro no aparelho Reformer segundo o Método Pilates, contra a resistência de três magnitudes de carga elástica (mola). A cinemática angular do ombro e a cinemática linear do equipamento foram reconstruídas através de um sistema óptico de análise tridimensional do movimento (OPTOTRAK 3020) e a atividade EMG dos principais músculos foram coletadas através de eletrodos de superfície (DESLYS). Os resultados mostraram que os sujeitos gastam mais tempo desacelerando na fase da IDA, para as três cargas. De um modo geral, pudemos observar que conforme o aumento da carga elástica menor o tempo que o sujeito gasta para executar a tarefa. A atividade EMG dos músculos, deltóide anterior, deltóide posterior e reto abdominal aumentaram com o incremento da carga elástica.

Endereço: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/830

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.