Efeito da Dança do Ventre na Imagem Corporal e Autoestima de Mulheres com Câncer de Mama – Estudo Piloto.

Por: Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Alice Erwig Leitão, Bruna Leite, Danielly Yani Fausto, Fabiana Flores Sperandio, Jéssica Moratelli, Juliana Araujo Klen, Leonessa Boing, Micheli Carminatti, Tatiana de Bem Fretta e Thainá Korpalski.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.25 - n.6 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução

O câncer de mama traz inúmeras consequências para a vida das mulheres e a atividade física pode ser benéfica neste período.

Objetivos

Analisar a influência da dança do ventre na imagem corporal e autoestima das mulheres durante e após o tratamento do câncer de mama.

Métodos

Participaram do estudo 19 mulheres, divididas em grupo controle (oito mulheres) e grupo experimental (11 mulheres), diagnosticadas com câncer de mama em tratamento ou após o-tratamento no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário dividido em três blocos: a) informações gerais - caracterização sociodemográfica e clínica; b) imagem corporal - Body Image After Breast Cancer; e c) autoestima - Escala de Autoestima de Rosenberg. O grupo experimental foi submetido a uma intervenção com aulas de 60 minutos de dança do ventre, duas vezes por semana, por um período total de 12 semanas. O grupo controle apenas manteve suas atividades de rotina.

Resultados

Houve mudanças significativas na melhora da imagem corporal no período pré- e pós-intervenção do grupo experimental, nas escalas de estigma corporal (p=0,017) e transparência (p=0,021). Não houve modificações em relação à autoestima. O grupo controle não apresentou mudanças tanto na imagem corporal quanto na autoestima.

Conclusão

Percebeu-se a influência da dança do ventre na melhora da imagem corporal das mulheres após 12 semanas de intervenção. Dessa maneira, entende-se que a prática de uma atividade física pode auxiliar essas mulheres após o câncer de mama e deve ser incentivada por profissionais de saúde desta área. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos–Investigação dos resultados do tratamento.

Endereço: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922019000600464&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.