Efeito da Idade Relativa em Nadadores Participantes do Mundial de Esportes Aquáticos Barcelona 2013

Por: Emerson Filipino Coelho, Francisco Zakaron Werneck, Leandro Vinhas de Paula, Otávio Gomide Costa e Renato Melo Ferreira.

Conexões - v.13 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A natação internacional é caracterizada pelo número de atletas que atingem índices para disputar competições internacionais. Dentro dos fatores que antecedem este pressuposto existem as categorias, que são determinadas pelo ano de nascimento, no qual o processo de seleção favorece aqueles com melhor desempenho. Vários estudos realizados sugerem que as datas de nascimento podem beneficiar atletas nascidos no início do ano esportivo. Esta vantagem cronológica é definida como efeito da idade relativa, no qual os jovens nascidos nos primeiros meses de calendário competitivo podem ser beneficiados, sendo que, estes possuem maior idade cronológica e probabilidade de estarem em estágios de maturação biológica mais avançada. Este trabalho analisou o efeito da idade relativa em nadadores participantes do Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona 2013 do sexo masculino e feminino. Os resultados apontam que o EIR está presente quando se analisa a especificidade da prova. As outras variáveis se aproximaram da diferença significativa ou mesmo sem significância estatística percebe-se o EIR em todas as análises. Conclui-se que o EIR foi identificado em relação à especificidade das provas. Acredita-se que ao analisar uma amostragem maior, o EIR será mais consistente nas demais categorias comparadas.

Endereço: http://conexoes.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/1204

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.