Efeito da Natação Sobre as Estruturas Histológica e Molecular dos Músculos Esqueléticos e no Eletrocardiograma de Ratas Envelhecidas.

Por: Douglas Massoni Ramos.

57 páginas. 2015 25/06/2015

Send to Kindle


Resumo

O processo do envelhecimento é caracterizado pelo comprometimento dos tecidos, órgãos e sistemas. A atividade física é um estímulo que oferece subsídio para o desenvolvimento e manutenção do músculo. O objetivo do estudo foi verificar a eficácia do treinamento de natação sobre a estrutura dos músculos esquelético e cardíaco de ratas envelhecidas. Foram utilizadas 30 ratas da linhagem Wistar, com oito meses de idade, divididas aleatoriamente em 2 grupos experimentais denominados grupo sedentárias (SED, n= 15) e grupo treinadas (TR, n= 15). Os animais do grupo SED foram mantidos em gaiolas de polietileno de tamanho grande, sem a realização de exercícios físicos, por quatro meses. Já os animais do grupo TR foram previamente adaptados ao meio aquático e posteriormente submetidos ao exercício físico de natação, três vezes por semana, com duração de 60 minutos e sem acréscimo de carga, durante o mesmo período. A temperatura da água foi mantida a 30° ± 2º C. Após o período de treinamento, agora com 12 meses de idade, foi realizada a análise eletrocardiográfica e posteriormente os animais foram eutanasiados e os músculos diafragma, sóleo e gastrocnêmio branco foram retirados para análise morfométrica e o immunoblotting. Para a verificação da normalidades dos dados, foi utilizado o teste estatístico Shapiro Wilk, seguido do teste t de Student para os dados paramétricos e Wilcoxon para não paramétricos, quando comparado os grupos. Para a análise eletrocardiográfica foi utilizado o teste Kolmogorov-Smirnov para verificação da normalidade dos dados e para a variância foi utilizado ANOVA seguido de Tukey-Kramer de comparações múltiplas para dados paramétricos e teste de Man Whitney para dados não paramétricos adotando um valor de p<0,05. A análise histológica demonstrou que o gastrocnêmio branco (GB) apresentou maior área de secção transversa (AST) no grupo TR (p

Endereço: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/visualiza.php?cod=1485

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.