Efeito da Restrição Espacial do Ambiente na Preferência Manual em Tarefa de Alcance em Adultos Jovens

Por: Alessandra Beggiato Porto, Aurélio Grimble Izumi Gonçalves dos Santos, Bruno Secco Faquin, Cristiane Regina Coelho Candido, Tatiane Flavia de Oliveira e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.37 - n.4 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A preferência manual na tarefa de alcançar de adultos foi analisada em função da localização espacial de um objeto no ambiente. Trinta participantes realizaram a tarefa de alcançar um cilindro, com uma das mãos, a 50 cm de distância em cinco posições diferentes em relação ao plano sagital do participante. Duas condições foram realizadas: conforto e velocidade. ANOVA de Friedman apontou diferença (X230,9=122,17; P<0,001) e o teste de Wilcoxon apontou maiores escores nas posições de 90°, 120° e 150° em comparação 30° e 60°, para ambas condições (P<0,01) demonstrando alcances ipsilaterais. Tais resultados foram explicados pela restrição biomecânica para realizar a tarefa, modulando a preferência manual, de acordo com a localização espacial dos objetos no ambiente.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1739

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.