Efeito da Suplementação Aguda com Cafeína na Resposta Bioquímica Durante Exercício de Endurance em Ratos

Por: Ana Osiecki, Carlos Ricardo Maneck Malfatti, Evellyn Claudia Wietzikoski, Luiz Augusto da Silva, Raul Osiecki e Vivian Francielle França.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.21 - n.5 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A cafeína é atualmente a substância mais consumida no mundo, e associada ao exercício físico, vem trazendo importantes ganhos no desempenho. Objetivo: Investigar efeitos bioquímicos da suplementação aguda de cafeína após um exercício de endurance em ratos Wistar. Métodos: Foram utilizados 27 ratos Wistar machos, pesando 357 ± 73 g, distribuídos de forma aleatória em três grupos: 1) Controle (sem suplementação e exercício); 2) Salina (salina + exercício); 3) Cafeína (6 mg/Kg de cafeína + exercício). As suplementações foram administradas com antecedência de 50 minutos da natação com duração de 60 minutos. Logo após a natação, os animais foram sacrificados para coleta de sangue e biópsia de tecido hepático e muscular. Foram analisados os níveis de glicose sanguínea, triglicerídeos, lactato sérico e concentrações de glicogênio hepático e muscular. Todos os resultados foram representados como média ± EPM. Para a análise estatística foi usado o teste ANOVA one way , sendo considerada diferença estatística somente para P <0,05. Resultados: O glicogênio muscular e o lactato não diferiram entre os grupos. A cafeína preservou os níveis de glicose sanguínea e glicogênio hepático (P<0,05). A cafeína elevou os níveis de glicerol plasmático em 31,2% ( P <0,05) quando comparado ao grupo exercitado sem suplementação. Conclusão: O estudo reporta que o uso da cafeína pré-exercício promove alterações bioquímicas que podem melhorar a eficiência metabólica durante o exercício de endurance
 

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922016000200097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.