Efeito da Suplementação com Maltotextrina e Cafeína Durante Exercício Aeróbico em Parâmetros Cardiorrespiratórios e Metabólicos em Paciente Diabético

Por: Carla Vanessa Pacheco, Carlos Ricardo Maneck Malfatti, Diego Luis Venancio, Eduardo Irineu Bortoli Funez, Gabriela Trelha Leite, João Luiz Lang Pavlak, Leisa Lara, Luiz Augusto Silva, Marcela Moraes e Thiago Emannuel Medeiros.

Cinergis - v.10 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo


O Diabetes Mellitus Tipo 2 é uma doença crônica que está afetando a população de forma crescente, tornando-se um sério problema de Saúde Pública. A suplementação esportiva como forma de prevenção da hipoglicemia para esses indivíduos pode favorecer a prática de exercícios físicos. O objetivo do presente trabalho, caracterizado como estudo de caso, foi investigar o efeito da suplementação com maltodextrina com ação isolada e também associada à cafeína em parâmetros metabólicos e cardivasculares. A metodologia utilizada foi a de indução de atividade física utilizando protocolo de esteira, com suplementação de substância controle (placebo), maltodextrina e cafeína de forma isolada em um primeiro momento e em associação em um segundo momento. A hipótese a ser testada refere-se a prevenção da instalação de quadro hipoglicêmico em paciente portador de Diabetes Mellitus Tipo 2 com 67 anos, percentual de gordura > 35%, sedentário, (VO2máx) = 20,92 mL.Kg-1.min-1, glicemia de jejum de 184 mmol, com relato de mal estar durante a prática de exercício físico leve, provavelmente ocasionada pela queda no valor de glicemia. O trabalho cardíaco se manteve estável nos 3 tratamentos. De forma isolada, a cafeína não proporcionou alteração significativa na glicemia. A suplementação com maltodextrina, de forma isolada e associada a cafeína foi eficiente para minimização dos efeitos de hipoglicemia esperados. A pressão arterial e freqüência cardíaca não apresentaram resultado conclusivo e necessitam de mais estudos para verificação da interação entre fármacos utilizados pelo paciente em associação aos tratamentos.
 

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1715

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.