Efeito da Utilização da Banda Elástica de Joelho no Sinergismo Muscular e na Mecânica do Agachamento em Sujeitos Treinados

Por: Willy Andrade Gomes.

73 páginas. 2014 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da utilização da banda elástica no sinergismo e na mecânica muscular durante a realização do meio-agachamento em sujeitos treinados. Os testes foram divididos em três experimentos. O primeiro experimento consistiu na analise mecânica da banda elástica. O segundo experimento comparou o efeito de diferentes tipos de bandas elásticas (Hard e Soft ) na força pico durante o agachamento isométrico máximo. O terceiro experimento foi dividido em 2 sessões. Na primeira sessão, foram realizadas duas familiarizações: familiarização ao uso da banda elástica (4x10 repetições [50 % PC] com banda (CB) e sem banda (SB), e familiarização com o countermovement jump (90° de flexão de joelhos [CMJ90°]). Após 10 minutos foi realizado o teste de 1RM. Na segunda foram realizados 3 CMJ90, seguido da coleta de lactato. Após tres minutos, foi realizados 3 meio-agachamentos nas diferentes condições (CB e SB) e em diferentes intensidades (90 e 60% de 1RM). Após a realização do agachamento (intensidades de 90% de 1RM CB e SB somente), uma nova coleta de lactato foi realizada, seguida de 3 CMJ90. Durante o meio-agachamento foram coletados os dados eletromiograficos (sEMG) (glúteo máximo [GM] e vasto lateral [VL]), cinemáticos (joelho, quadril e barra) e força de reação do solo vertical (FRSv). Durante CMJ90° foram coletados dados sEMG e FRSv. Os resultados mostram que a banda soft apresentou maior distância entre tramas do que a hard (P = 0.002). Devido suas propriedades mecânicas, o uso da banda elástica alterou o pico de força isométrica durante o meio-agachamento gerando o efeito carry over. Em ações dinâmicas, o efeito carry over decorrente da banda elástica mudou o padrão de movimento e a ativação muscular independente de intensidade (60 e 90% de 1RM), sem alterar a participação da via glicolítica, a PSE e o desempenho do CMJ . Portanto, conclui-se que o uso da banda elástica de joelhos alterou a mecânica do movimento independente ativação muscular de intensidade em indivíduos treinados.

Endereço: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/visualiza.php?cod=1250

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.