Efeito das Cargas de Treinamento Sobre o Desempenho e Marcadores de Estresse Durante o Treinamento de Atletas de Taekwondo

Por: Thiago Alfredo de Siqueira Pereira.

72 páginas. 2011 22/11/2011

Send to Kindle


Resumo

Conhecer o impacto das cargas de treinamento sobre o organismo do atleta é um fator fundamental para o processo de periodização do treinamento esportivo. Esse estudo teve como objetivo investigar o efeito das cargas de treinamento sobre as respostas de desempenho e de diversos marcadores de estresse, durante o treinamento de atletas de taekwondo (tkd) visando identificar possíveis marcadores biológicos para o monitoramento do overreaching nessa modalidade. Sete atletas de tkd de ambos os sexos (4 do sexo masculino e 3 do sexo feminino) foram acompanhados ao longo de 7 semanas de seu treinamento. O treinamento constou de uma semana de linha de base, 3 semanas de intensificação do treinamento e 3 semanas de redução das cargas de treino. Para o monitoramento do overreaching foi aplicado o teste 30-15 IFT para estimativa do VO2max dos atletas. O 30-15 IFT foi aplicado ao final das semanas de linha de base, do período de intensificação e após a primeira semana de redução de cargas. Análises da IgAs, TNF-α, VFC e REST-Q foram realizadas ao final de cada semana de treinamento na tentativa de identificar um possível marcador de overreaching para a modalidade. Para comparação entre as médias de cada variável foi utilizada a ANOVA para medidas repetidas, seguida do post-hoc de LSD. A significância adotada foi de P <0,05. Os resultados do 30-15 IFT demonstraram que os atletas foram caracterizados em overreaching funcional. O REST-Q foi a variável mais sensível às alterações na carga de treinamento e a única que mostrou sensibilidade às mudanças no desempenho. Desse modo, nossos dados indicam que o REST-Q pode ser utilizado como uma ferramenta para o monitoramento do overreaching aeróbio em atletas de tkd.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000168155

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.