Efeito de Diferentes Durações de Pausas Sobre o no Salto com Contramovimento

Por: Andre Gustavo, Bruno Pena Couto, Camila Cristina Melo, Cristiano Arruda Flôr, Hans Joachim Karl Menzel, Jorge Lúcio Junior, e Mariana Paulino Oliveira.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A avaliação do desempenho físico de atletas é um dos complexos processos que envolvem o treinamento esportivo. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de três diferentes pausas (15, 30 e 60 segundos) entre as tentativas do teste de salto com contramovimento (SCM) em atletas de Taekwondo. A amostra foi composta por 12 atletas que participaram de cinco sessões: 2 familiarizações e 3 de protocolo experimental. O protocolo experimental consistiu de três sessões de teste de 15 SCM aleatorizado entre as diferentes pausas entre tentativas (15, 30 e 60 segundos). Não houve diferença significativa para a altura do salto entre os três protocolos de pausa adotados e entre as 15 tentativas de salto no mesmo protocolo. Estes resultados sugerem que, durações de pausas menores, como a de 15 segundos, são suficientes para a manutenção do desempenho em testes de SCM com uma série única de até 15 tentativas.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36786

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.