Efeito de Diferentes Faixas de Amplitude de Conhecimento de Resultados na Aquisição de Habilidades Motoras

Por: Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch.

99 páginas. 2008 20/05/2008

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Resumo

A faixa de amplitude de CR tem se mostrado um fator importante naaquisição de habilidades motoras. Em linhas gerais, questiona-se qual faixa deamplitude de CR mais auxilia a aquisição de habilidades motoras, e se há diferençaentre a ausência de informação quantitativa com e sem significado para o aprendiz.Existem poucos estudos que investigaram o efeito desta forma de fornecer feedbacke, no geral, os resultados ainda são inconclusivos. O presente estudo teve opropósito de testar se a aquisição de habilidades motoras seria facilitada comdeferentes faixas de amplitude de CR e se a ausência de informação quantitativacom significado influencia esse processo de aquisição de habilidades de formadiferente que a ausência de informação quantitativa sem significado para o aprendiz.Utilizou-se a habilidade motora de realizar uma seqüência de toques no tecladonumérico do computador com o tempo alvo de 900 ms. Foram formados oito grupos:faixa de amplitude 100% (G100), que não recebeu CR quantitativo; faixa deamplitude 0% (G0), que recebeu CR quantitativo em todas as tentativas; faixa deamplitude estreita que recebeu CR quantitativo quando o erro foi superior a 5% (GE);faixa de amplitude intermediária, que recebeu CR quantitativo quando o erro foisuperior a 10% (GI); faixa de amplitude ampla, que recebeu CR quantitativo quandoo erro foi superior a 15% (GA); mais três grupos pareados para as faixas deamplitude de CR estreita (GPE), intermediária (GPI) e ampla (GPA), que receberamCR nas mesmas tentativas que os grupos amplitude, mas sem saber o significado daausência de informação quantitativa. Cada sujeito realizou 50 tentativas na fase deaquisição e mais 10 tentativas no teste de transferência, quando o tempo alvopassou a ser de 1100 ms, sem fornecimento de CR. Na comparação entre todos osgrupos de faixa de amplitude, o G100 teve pior desempenho no teste devitransferência, mostrando a importância do CR na aprendizagem, mas não seobservou efeitos da faixa de amplitude de CR. Na análise de cada grupo de faixa deamplitude com seu respectivo grupo pareado, não foi encontrada diferença entre osgrupos, tanto na precisão quanto na consistência do desempenho, independente dafaixa de amplitude analisada.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/KMCG-7ZXLD9

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