Efeito de Diferentes Intensidades Sobre a Atividade Mioelétrica do Vasto Lateral, Tempo Sob Tensão, e Deslocamento Angular Durante Séries Múltiplas na Cadeira Extensora.

Por: Gabriel Andrade Paz, Jurandir Baptista da Silva, Vicente Pinheiro Lima, Vinicuis de Sá Soares e Yuri Rolim.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.27 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito das diferentes intensidades sobre a atividade mioelétrica, deslocamento angular e tempo sob tensão do vasto lateral do membro preferido durante séries múltiplas na cadeira extensora. Participaram do estudo 9 mulheres de 24±3,4 anos, 62,4±11,7 kg,1,64±0,05 m praticantes de musculação (mínimo de 6 meses). Durante 3 dias não consecutivos as voluntárias foram avaliadas no exercício de extensão de joelho na máquina apenas com o membro preferido. No primeiro dia foi realizado o teste e reteste de 10 repetições máximas (RM). No segundo e terceiro dias foram realizados sessões de quatros séries com cargas de 80% ou 90% de 10RM de forma aleatória, com intervalo de um minuto entre as séries.A atividade mioelétrica do vasto lateral (VL) foi monitorada. O tempo sob tensão e deslocamento angular também foram registrados. Considerando o deslocamento angular houve diferença significativa no P80 (série 1 = 83 ± 5,7 º; série 2 = 82,2 ± 4,1º) comparados ao P90 (série 1 = 80,5 ± 4,3 º; série 2 = 79,8 ± 4,7 º), respectivamente. Em relação a atividade mioelétrica houve aumento significativa no P80 versus P90 em todas as séries (p ? 0,05). Não houve diferença significativa entre os protocolos para o tempo sob tensão (p > 0,05). Portanto, a sessão com 90% de 10RM promoveu uma diminuição nodeslocamento angular, sem alterar o tempo sob tensão. Tal condição possivelmente favoreceu a produção de força dos extensores do joelho, devido a amplitude reduzida. Nesse sentido, indicando uma possível redução na produção de força devido a fadiga acumulada.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/7879

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.