Efeito de Diferentes Intervalos de Recuperação Entre as Séries nas Concentrações do Hormônio do Crescimento em Idosas Treinadas

Por: Alexandre Konig Garcia Prado, André Luiz Demantova Gurjão, José Claudio Jambassi Filho, Luiza Herminia Gallo, Marilia Ceccato e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.17 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A utilização de menores intervalos de recuperação (IR) entre as séries de exercícios com pesos têm-se demonstrado uma estratégia para ocasionar elevações nas concentrações do GH em adultos jovens. No entanto, ainda não está bem estabelecido se a magnitude destas elevações é influenciada pelo processo de envelhecimento. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de diferentes IR entre as séries de um exercício com pesos nas concentrações do hormônio do crescimento (GH). Dezoito idosas treinadas (65,8± 4,4 anos; 70,2± 11,8 kg; 158,2± 5,1 cm) foram submetidas a duas sessões experimentais no exercício leg-press, separadas por intervalos entre 48 e 72 horas. Ambas as sessões consistiram de três séries, todas executadas com as cargas absolutas de 15 repetições máximas. As participantes foram instruídas para realizarem o máximo de repetições possíveis em cada série, até a fadiga muscular voluntária. Em cada sessão experimental foi empregado um dos diferentes IR entre as séries: um minuto (IR-1) ou três minutos (IR-3). Um delineamento cross-over balanceado foi utilizado para determinar a ordem das sessões. As coletas sanguíneas para determinar as concentrações do GH foram realizadas imediatamente pré e pós-exercício leg-press. Somente a sessão realizada com IR-1 apresentou elevações significativas (50,7%; P < 0,05) nas concentrações do GH pós-exercício. Entretanto, diferenças significativas nas concentrações do GH pós-exercício não foram observadas entre os dois IR (P > 0,05). Os resultados sugerem que a utilização de diferentes IR entre as séries não influencia nas concentrações do GH pós-exercício, em idosas treinadas.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2015v17n2p216

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.