Efeito de Diferentes Protocolos de Cargas Incrementais Sobre as Respostas Eletromiográficas e Lactato Sanguíneo Durante Exercício Dinâmico Descontínuo e Resistido em Corredores Fundistas Moderadamente Treinados

Por: Yuri de Almeida Costa Campos.

121 páginas. 2016 29/07/2016

Send to Kindle


Resumo

O limiar anaeróbio (LAn) tem sido considerado um índice fiável para mensurar os domínios de intensidade durante o exercício podendo ser identificado através das concentrações sanguíneas de lactato [Lac] e da eletromiografia de superfície (sEMG). Assim, os objetivos principais do presente estudo foram: (a) identificar e correlacionar o limiar eletromiográfico (LEMG) e limiar de lactato (LL) durante os protocolos incrementais realizados na esteira ergométrica (EE) e no exercício leg press 45° (LP 45°) e (b) correlacionar os valores das [Lac] no qual foi identificado LAn entre os protocolos incrementais realizados na EE e no LP 45°. Foram voluntários 12 corredores fundistas do sexo masculino moderadamente treinados (idade = 29,27 ± 3,24 anos; percentual de gordura = 10,33 ± 2,62 %; estatura = 1,77 ± 0,04 m; massa corporal = 73,44 ± 4,38 kg; tempo dos 5000 m = 20 min e 37,8 seg ± 2 min e 21 seg; tempo de treinamento = 4,26 ± 0,68 anos). Logo após as sessões de avaliação prévias, os voluntários foram randomizados para a realização de dois protocolos incrementais distintos executados na EE e no LP 45° onde foram coletados o sinal EMG e lactato sanguíneo durante o término de cada estágio em ambos os exercícios propostos. Foram realizados os testes estatísticos de normalidade e homogeneidade de variâncias, além dos testes Anova Two-Way com Post Hoc de Bonferroni, T para amostras independentes, correlação de Pearson e Bland Altman, adotando o valor de significância p ≤ 0,05. Os resultados não demonstraram diferenças significantes entre a velocidade de corrida e a intensidade de exercício em que foram identificados o LL e o LEMG em ambos os protocolos. Houve correlações e concordâncias entre o LL e o LEMG determinados tanto na EE, quanto no LP 45°. Não foram encontradas diferenças significantes entre as [Lac] em que foi identificado o LAn na EE e no LP 45°. Foi encontrada concordância entre ambos os protocolos incrementais. Nossos achados ressaltaram a aplicabilidade da sEMG como uma ferramenta não invasiva para determinar o LAn. Apesar de existir concordância entre as [Lac] onde foi determinado o LAn na EE e no LP 45°, ainda são necessários estudos com metodologias mais elaboradas que venham confirmar tal premissa.

Endereço: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2581

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.