Efeito de Diferentes Vestimentas Sobre a Comportamento da Frequência Cardíaca, Ventilação Pulmonar e Concentração de água Corporal em Exercício Contínuo

Por: Autran José Silva Jr, Edson Kilian Bitencourt, Lucas Moreira Gonçalves e Tiago Marques de Rezende.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.12 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

A vestimenta utilizada durante o exercício físico é um importante determinante para a hipertermia e os ajustes cardiorrespiratórios. O objetivo do presente trabalho foi comparar o efeito indireto de dois tipos diferentes de vestimentas sobre a os parâmetros cardiorrespiratórios e água corporal em um exercício contínuo. A amostra foi composta por 10 homens, 18,3 ± 0,3 (anos),  68,7 ± 8,9 kg (Massa corporal), 178 ± 10,2 cm (Estatura)e 23,13 ± 3,4 (IMC). Todos realizaram dois testes aeróbios continuos de 30 minutos no limiar anaeróbio, com vestimenta leve (bermuda e camiseta) e vestimenta pesada (calça, camiseta e jaqueta camuflada, usados pelas Forças Armadas). Avaliamos a taxa metabólica basal, massa magra, água corporal, frequência cardíaca, ventilação pulmonar anterior e posterior a realização dos testes. Não foram encontradas diferenças entre os parâmetros estudados em relação a vestimenta leve e pesada. Podemos concluir que o uso de calça, jaqueta e camiseta confeccionadas com tecido de algodão em uma atividade física com duração de 30 minutos na intensidade do limiar anaeróbio em temperatura ambiente de 22 °C não representa um estresse térmico que impeça a realização da mesma.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/10559

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.