Resumo

OBJETIVO: Avaliar o efeito de intervenção de exercícios físicos multifuncionais (EFM) na percepção da qualidade de vida (QV) de cuidadores de pacientes com doença de Alzheimer (DA).

MÉTODOS: Estudo quase experimental com oito cuidadores de pacientes com DA divididos em Grupo intervenção (GI=4) e Grupo controle (GC=4). O protocolo de intervenção constou de EFM com 2 sessões semanais durante 12 semanas. Os EFM eram constituídos de alongamento e de relaxamento, exercícios resistidos, flexibilidade, agilidade, coordenação motora, exercícios aeróbios e atividades lúdicas. O questionário WHOQOL-Bref foi aplicado pré e pós-intervenção em ambos os grupos. O teste Wilcoxon pareado verificou as diferenças na mediana dos resultados de QV nos momentos pré-teste e pós-teste.

RESULTADOS: A média de idade dos cuidadores no GI e GC (59,7±11 e 65,5±10,03 anos, respectivamente) indica uma amostra com idade avançada. Ambos os grupos dedicam muitas horas do dia no cuidado do paciente (GI= 5,7±8,8 e GC=18±9) e 80% dos cuidadores percebem o cuidado como prazeroso. Verificou-se que quatro cuidadores do GI e dois do GC não estavam engajados em nenhum tipo de exercício físico no início da pesquisa, o que pode ter influenciado nos resultados da saúde física (GI=25% de cuidadores classificou como ruim e 50% como média; GC=75% como média). Não houve diferença significativa nos escores de QV.

CONCLUSÕES: Os EFM não obtiveram resultados significativos nos escores de QV dos cuidadores após 12 semanas de intervenção. Mesmo assim, a QV de todos os cuidadores é considerada muito boa.

Acessar