Efeito de Quatro Meses de Hatha Yoga nas Capacidades Funcionais Coordenação e Agilidade/equilíbrio em Idosas com Hipertensão

Por: D. Y. Nishimoto, H. L. Monteiro, J. B. Brandani e J. Mizuno.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

A Ioga é popularmente conhecida como uma prática corporal que promove a redução do estresse e proporciona maior estado de relaxamento e tranquilidade mental e emocional. Nas aulas de ioga contemporânea (Hatha Yoga), são realizados exercícios de concentração, posturas ou posições físicas, exercícios de respiração e práticas de relaxamento e meditação, enfatizando a realização dos movimentos de forma consciente. As posturas de ioga são combinações de exercícios de equilíbrio, força, coordenação e alongamento, que podem melhorar as capacidades funcionais, complementando os benefícios popularmente atribuídos à prática. Sendo assim, o objetivo desta investigação foi verificar o efeito de um programa de quatro meses de Hatha Yoga nas capacidades funcionais coordenação (CO) e agilidade/equilíbrio (AG). Quinze mulheres (64±2 anos) com hipertensão arterial participaram do programa de exercícios de ioga (três sessões semanais), oferecido pelo Departamento de Educação Física, Unesp, campus de Bauru durante quatro meses. Realizaram a bateria de testes proposto pela American Aliance of Physical Education, Health, Recreation and Dance, antes e após a intervenção. A normalidade dos dados foi testada pelo teste de Shapiro Wilk e não apresentaram distribuição normal, motivo pelo qual optou-se por teste não-paramétrico (Wilcoxon) para comparação dos valores pré e pós programa. Os resultados foram expressos sob a forma de mediana e intervalo interquartil. Observou-se diminuição significativa do tempo da CO [12,6(5,1) versus 10,8(3,1) segundos; p=0,047] e, da AG [23(5,2) versus 22,5(5,2) segundos; p=0,036]. O presente estudo constatou que quatro meses de participação no programa de Hatha Yoga foi eficiente para melhora das capacidades funcionais CO, que pode estar relacionada a forma de execução das posturas nas aulas, tendo como característica planejamento e execução consciente dos movimentos e AG que pode ser explicada por melhora no equilíbrio, já que a estrutura da aula proporciona o desenvolvimento de tal capacidade, assim, esses resultados auxiliam no desempenho das atividades de vida diária, proporcionando consequentemente maior autonomia o que pode resultar em melhora na qualidade de vida.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.