Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de um programa de in-tervenção nas aulas de Educação Física Escolar sobre os níveis de aptidão física relacionada à saúde de jovens. Trata-se de um estudo pré-experimental. Os estudantes (40 meninos e 48 meninas) fo-ram selecionados por conveniência em uma escola privada do sul do Brasil. Foram avaliados a aptidão cardiorrespiratória através do teste de seis minutos, anotado em metros (m), flexibilidade através do teste de sentar e alcançar, anotado em centímetros (cm), força/resistência abdominal através de repetições em um minuto (rep) e índice de massa corporal (IMC) através da equação massa/estatu-ra². O programa de intervenção foi realizado nas aulas de Educa-ção Física, com frequência de duas vezes semanais, durante um ano letivo. Para análise dos dados recorreu-se a análise descritiva, teste t de Student e ANOVA de medidas repetidas, levando em conside-ração um p < 0,05. O programa de Educação Física Escolar pro-moveu melhoria da aptidão cardiorrespiratória dos meninos (pré: 1123,0m±197,0m; pós: 1247,2m±139,6m; p: 0,002) e meninas (pré: 940,7m±75,0m - pós: 1028,7m±67,3m; p: 0,001), força/re-sistência abdominal dos meninos (pré: 46,1 rep±10,1 rep - pós: 53,9 rep±10,5 rep; p: 0,001) e meninas (pré: 364 rep±8,3 rep - pós: 44,0 rep±6,1 rep; p: 0,001) e flexibilidade dos meninos: (pré: 22,7cm±8,-1cm - pós: 27,6cm±7,2cm; p: 0,006) e meninas (pré: 32,0cm±6,-2cm - pós: 34,8cm±6,4cm; p: 0,032). Não houveram variações nos valores médios do IMC. Portanto, considera-se que o programa de educação física escolar direcionado à promoção da saúde, através da aptidão física pode melhorar os indicadores de saúde cardiometabó-lica e musculoesquelética em estudantes

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