Efeito de Um Programa de Natação e Ginástica Respiratória no Equilíbrio Postural de Adolescentes Asmáticos

Por: Carlos Bolli Mota, Juliana Côrrea Soares, Marta Cristina Rodrigues da Silva, Mateus Corrêa Silveira e Sara Teresinha Corazza Kroth.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.23 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi de analisar e comparar o equilíbrio postural de adolescentes asmáticos antes e após um programa de natação e ginástica respiratória. Foram avaliados 8 sujeitos com média de idade de 13,25 (± 1,49) anos. O programa foi desenvolvido priorizando atividades respiratórias e técnica dos nados e ocorreu em 26 sessões. Para avaliação do equilíbrio corporal utilizou-se variáveis do centro de pressão (COP) obtidas a partir de uma plataforma de força. Foram coletadas três tentativas aleatórias com duração de 30 segundos cada nas condições olhos abertos e olhos fechados. Foi realizada a análise descritiva dos dados e após testada a normalidade através do teste de Shapiro-Wilk. Verificada a normalidade, utilizou-se o teste t para amostras pareadas para comparar pré e pós-tratamento, com nível de significância de 5% (? ? 0,05). Apresentaram diferença significativa entre pré e pós-testes na condição olhos abertos, apresentando melhores condições de equilíbrio postural após o programa, com menor amplitude de deslocamento do COP na direção ântero-posterior (p = 0,01), menor velocidade de deslocamento do COP (p = 0,04) e menor área de elipse 95% (p = 0,05). Na condição olhos fechados à diferença foi significativa na velocidade de deslocamento do COP (p = 0,01). A ginástica respiratória e a natação provocaram uma diminuição das oscilações e uma melhora no equilíbrio postural, demonstrando a eficiência do programa.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5458

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.