Efeito de Um Programa de Natação e Ginástica Respiratória Sobre a Ativação de Músculos Acessórios da Respiração em Asmáticos

Por: Marta Cristina Rodrigues da Silva.

67 páginas. 2014 28/03/2014

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que causa obstrução ao fluxo aéreo. Isto leva à hiperinsuflação pulmonar, fazendo o indivíduo usar de forma intensa a musculatura acessória da respiração. A natação e ginástica respiratória são exercícios ideais para o indivíduo asmático. Objetivo: Analisar os efeitos de um programa de exercícios físicos sobre a ativação de músculos acessórios da respiração e as pressões respiratórias máximas. Metodologia: Participaram do estudo 10 sujeitos asmáticos, com média de idades de 10,70±2,45 anos. O protocolo consistiu em um programa de 4 meses de natação e ginástica respiratória. A atividade elétrica dos músculos esternocleidomastóideo (ECM) e trapézio (TRZ)foi mensurada por meio de um eletromiógrafo e avaliada pelo Root Mean Square (RMS) normalizada com os valores da análise de inspiração máxima. A pressão inspiratória máxima (PImáx) e pressão expiratória máxima (PEmáx)foram avaliadas por meio de um manovacuômetro. Fez-se a análise descritiva dos dados, e testada a normalidade dos mesmos através do teste de Shapiro-Wilk. Para verificar diferenças nas variáveis,foi utilizada análise de variância. Para os dados normais foi utilizada Anova para medidas repetidas com o Post Hoc LSD e, para os dados não normais,foi utilizada Anova de Friedman com Post Hoc Wilcoxon.O pacote estatístico utilizado foi o SPSS for Windows versão 14.0, com nível de significância de 5%. Resultados: Os resultados apontaram diferença significativa após o programa, com diminuição da ativação muscular tanto para ECM em inspiração máxima (p<0,01) e repouso (p=0,01) como para o TRZ em inspiração máxima (p=0,02) e repouso (p<0,01). Nas pressões respiratórias máximas, houve diferença apenas na PEmáx (p=0,01). Conclusão: O programa de natação e ginástica respiratória provocou uma diminuição da ativação da musculatura acessória da respiração e melhora da PEmáx, demonstrando a eficiência do programa.

Endereço: http://cascavel.ufsm.br/tede/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.