Efeito de Um Programa de Treinamento de Força de 12 Semanas Sobre a Composição Corporal em Mulheres Sedentárias de 45 a 60 Anos

Por: Alexandre Sérgio Silva, Urival Magno Gomes Ferreira e Vivian Cristine Marinho Ribeiro.

Revista Baiana de Educação Física - v.6 - n.1 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O processo de envelhecimento está associado a um considerável conjunto de alterações na composição corporal, como a perda da massa muscular (sarcopenia) e o aumento do tecido adiposo. O objetivo deste estudo foi analisar a influência do treino de força sobre os componentes da composição corporal em mulheres sedentárias de 45 a 60 anos. A amostra foi constituída de 10 voluntárias sedentárias com média de idade de 50,7 anos, submetidas a exame médico e avaliação física, visando qualificar a avaliada para a prática esportiva. As avaliações envolveram anamnese, antropometria e teste de 10 RM. O programa de treinamento constou de 12 semanas, com 03 seções semanais em dias alternados, incluindo 06 exercícios básicos. Foram verificadas alterações significativas no índice de massa corporal (p<0,05), peso corporal (p<0,05), percentual de gordura (p<0,05), gordura absoluta (p<0,05) e somatório das 3 dobras cutâneas (p<0,05), não havendo modificações significativas no índice cintura-quadril e massa magra. Conclui-se que o programa, apesar de ser de treinamento de força, foi efetivo na redução do gordura corporal, mas não promoveu ganhos de massa magra em mulheres desta faixa etária.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.