Efeito de Um Programa de Treinamento de Força na Qualidade de Vida de Mulheres Hipertensas na Pós-menopausa

Por: Anelise Reis Gaya, Emanuelly Casal Bortoluzzi, Maria Amelia Roth, Miria Suzana Burgos, Patrícia Soares e Temístocles Vicente P Barros.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - n.3 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar o efeito de um programa de treinamento de força (TF) nos indicadores de qualidade de vida de mulheres hipertensas na pós-menopausa. A in-vestigação se deu pela comparação de dois grupos: Grupo experimental (GE, n = 11), com mulheres hipertensas praticantes de TF e grupo controle (GC, n = 11), composto por mu-lheres hipertensas que não faziam parte do treinamento. O programa de TF foi realizado durante doze semanas, com frequência semanal de três vezes em dias alternados. A inten-sidade do treinamento foi aumentada progressivamente ao longo do programa, variando entre 50% de uma repetição máxima até 70%. A qualidade de vida foi avaliada através do questionário SF-36, antes e após o programa de TF. Os resultados indicaram quenão houve interação entre o grupo vs. tempo em nenhum dos domínios da qualidade de vida. A análise efeito da intervenção sobre os domínios da qualidade de vida se mostrou baixo. Quanto as categorias, os resultados apontam um aumento no percentual de sujeitos na categoria 3 (excelente) em todos os domínios no GE, ainda que esse aumento não tenha sido significa-tivo. A partir disso, concluiu-se que oefeito do TF sobre a qualidade de vida de mulheres hipertensas parece ser reduzido. Entretanto, considerando a análise por categorias foi possível perceber que o GE demonstrou melhora em praticamente todos os domínios do SF-36 após o programa de TF

Endereço: https://rpcd.fade.up.pt/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.