Efeito de Um Programa de Treinamento Funcional Sobre a Ansiedade e Autoestima de Idosas

Por: Daniel Vicentini de Oliveira, José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Mateus Dias Antunes, Renan dos Santos Campos e Roseana Pacheco Reis Batista.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.9 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo é analisar os efeitos de um programa funcional sobre a ansiedade e autoestima de idosas. Dezenove idosas foram divididas em grupo controle (GC), composto por 9 idosas, e grupo experimental (GE), composto por 10 idosas que foram submetidas a um programa de treinamento funcional. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) e o Inventário de Ansiedade Geriátrica (GAI). A análise de dados foi realizada mediante abordagem estatistica descritiva e inferencial. Os resultados encontrados demonstraram que o grupo de idosas submetidas ao treinamento funcional obtiveram indices mais elevados de autoestima e diminuiram seus niveis de ansiedade nas condições pré e pós-experimental. O GC manteve os niveis de autoestima e obteve aumento nos niveis de ansiedade. Conclui-se que a inserção de idosas em um programa de treinamento funcional promove beneficios tanto nos aspectos fisicos quanto psicologicos, contribuindo para a qualidade de vida dessa população.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.