Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito de uma intervenção com jogos digitais associados a webgames na motivação intrínseca de crianças de uma escola pública de Florianópolis, Santa Catarina (Brasil). Participaram deste estudo de desenho de intervenção pedagógica não randomizado, 50 estudantes (52% meninas), com idade média de 6,7 (± 0,54) anos. Dois grupos presenciais foram transformados em dois grupos de pesquisa: 1) grupo intervenção (prévia experiência de jogos digitais no computador e webgames durante as aulas de educação física); e 2) grupo controle (apenas experiência de webgame). O instrumento utilizado foi o Inventário de Motivação Intrínseca e, para comparação intra e intergrupos, foi utilizado o método de Equações de Estimação Generalizadas, adotando nível de significância de 5%. Não foi identificado efeito isolado do grupo ou interação grupo x momento, o que indica que o grupo submetido à intervenção não diferiu do grupo controle ao longo do tempo em termos de motivação. Conclui-se que o tipo de intervenção pedagógica realizada não foi capaz de aumentar a motivação intrínseca do GRUPO I, sugerindo a necessidade de adaptações na estrutura e estratégias da intervenção para futuras pesquisas.

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