Efeito de Uma Sessão Aguda de Exercício Físico com e Sem Oclusão Parcial do Fluxo Sanguíneo Sob a Peroxidação Lipídica e Carbolinas Proteicas

Por: Carlos Henrique Muller, Caroline Dani, Cláudia Funchal, Jerri Luiz Ribeiro, Juliana Martins Gatringer, Kauê Kaleshi Carvalho, Leonardo P dos Santos, Niara Medeiros e Thiago Rozales Ramis.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O treinamento de força de baixa intensidade com oclusão parcial do fluxo sanguíneo mostra ganhos semelhantes ao treinamento de força de alta intensidade podendo ser utilizado em indivíduos com restrições a cargas elevadas. Foi objetivo do estudo avaliar o índice de peroxidação lipídica e nível de oxidação proteica após uma sessão aguda de exercício com e sem restrição do fluxo sanguíneo em diferentes momentos. Foram selecionados indivíduos saudáveis, fisicamente ativos com idade entre 18 e 30 anos separados em três grupos determinados: BIO = Baixa Intensidade com Oclusão parcial do fluxo sanguíneo; AI= Alta Intensidade; BI = Baixa Intensidade, colhidos 8 ml de sangue venoso em repouso, logo após o término do exercício, 24 e 48 horas após a sessão de exercícios determinados: flexão de cotovelo e leg press. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa do Centro Universitário Metodista. O índice de peroxidação lipídica foi determinado através do método de Substâncias Reativas ao Ácido Tiobarbitúrico (TBARS) descrito por Wills, os resultados foram expressos em nmoles/mg de proteína. Nível de oxidação proteica determinado pela técnica de Medida dos níveis de proteínas modificadas oxidativamente: Carbonilas proteicas, descrita por Reznick e Packer e resultados expressos em nmol/mg de proteína. Não houve diferença significativa entre os momentos e os grupos para variáveis TBARS e carbonilação protéica (p>0,05). Nos grupos estudados não foram observados aumento significativo após exercício agudo o que nos mostra que possivelmente o exercício de força de baixa intensidade com oclusão vascular parcial atenua danos oxidativos.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.