Efeito de Uma Sessão de Treinamento de Força Sobre a Qualidade do Sono de Adolescentes

Por: Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão, Ladyodeyse da Cunha Silva Santiago, , Maria Julia Lyra, Moacyr Cunha Filho e Pedro Weldes da Silva Cruz.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.21 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Introdução: o sono é uma função biológica fundamental para a conservação da energia e a restauração do metabolismo energético. Objetivo: analisar o efeito de uma sessão do treinamento de força realizada em diferentes horários sobre a qualidade do sono de adolescentes e examinar se a relação entre a melhoria da qualidade do sono e o horário da sessão de treino se altera após o ajuste para idade. Métodos: participaram do estudo seis estudantes do sexo masculino moradores internos do IFPE –Campus Vitória de Santo Antão, PE, Brasil. Foram realizadas três sessões de treinamento de força em diferentes horários (manhã, tarde e noite), durante 12 semanas. A escala OMINI-RES foi utilizada para percepção do esforço. A qualidade do sono foi avaliada pelo Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI). Ainda foram avaliadas variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, IMC) e a composição corporal (% gordura, massa gorda e massa magra). Resultados: foram observadas diferenças entre as sessões de treino realizadas em diferentes horários e a diagnose de qualidade do sono (manhã: P < 0,001; tarde: P = 0,001; noite: P = 0,047). Houve correlação entre a sessão de treino realizada pela manhã (r = 0,95) e à tarde (r = 0,92) e a diagnose de qualidade do sono. Utilizando o modelo de regressão linear, as sessões de treinamento de força realizadas pela manhã (R2 = 0,91) e tarde (R 2= 0,75) explicaram de forma significativa a melhora da qualidade do sono em adolescentes, mesmo após o controle pela idade. Conclusão: as sessões de treinamento de força realizadas pela manhã e tarde apresentaram melhor resposta de qualidade do sono de adolescentes.
 

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922016000200097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.