Efeito de Dica Auditiva na Marcha Livre e Adaptativa em Pacientes com Doença de Parkinson

Por: Natalia Madalena Rinaldi.

2011 21/11/2011

Send to Kindle


Resumo

Desordens na marcha são identificadas em pacientes com doença de Parkinson (DP), comprometendo a capacidade de locomoção independente e a interação com o ambiente. Irregularidades no ambiente podem desafiar ainda mais o controle motor destes indivíduos para realizar tarefas locomotoras com sucesso. Além do tratamento medicamentoso com levodopa, que provoca melhoras nos parâmetros da marcha, dicas auditivas têm sido utilizadas para auxiliar e modular o padrão locomotor destes indivíduos. Entretanto, pouco se sabe sobre o efeito da dica auditiva durante a locomoção adaptativa, especialmente em associação com os efeitos da levodopa. Ainda, poucos estudos encontrados na literatura comparam os pacientes com idosos sadios na utilização de dica auditiva durante a marcha livre e com obstáculos. Este projeto compreendeu dois estudos: o Estudo 1 objetivou verificar o efeito de dica auditiva na marcha livre de pacientes com DP e idosos sadios; o Estudo 2 objetivou verificar o efeito de dica auditiva nos parâmetros de andar durante a ultrapassagem de obstáculo em pacientes com DP e idosos sadios. Em ambos os estudos, com intuito de investigar o efeito do medicamento na locomoção, os pacientes foram testados nos estados off e on do medicamento. Participaram deste projeto 30 indivíduos, distribuídos em dois grupos (Grupo 1: pacientes com DP e Grupo 2: idosos sadios). Após consentir em participar do projeto, avaliações clínicas do estágio de evolução e do comprometimento da doença foram realizadas por um neuropsiquiatra. Para investigar o padrão locomotor, análises cinemática, cinética e eletromiográfica foram utilizadas em ambos os estudos.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/KY1XM5D88NHMDJ45YVA4D8GTY8RP5YJGHUJR1IG229FXTJYNBA-13741?func=full-set-set&set_number=003036&set_entry=000055&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.