Efeito de Diferentes Ações Musculares do Exercício com Pesos Sobre as Respostas Perceptuais e Afetivas em Mulheres Idosas

Por: Sandro dos Santos Ferreira.

76 páginas. 2013 28/03/2013

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Verificar o efeito de diferentes ações musculares (concêntrica, excêntrica e dinâmica) do exercício com pesos sobre as respostas perceptuais e afetivas em mulheres idosas. Métodos: Quatorze mulheres sem experiência no treinamento com pesos participaram do estudo. Cada participante realizou um processo de familiarização e completou quatro sessões de exercícios. A primeira sessão envolveu o teste de 1 RM. Posteriormente uma sessão de ação muscular excêntrica, concêntrica e dinâmica foi realizada de forma randomizada em dias separados. As respostas perceptuais, afetivas e de ativação foram mensuradas no intervalo de cada série. Cada sessão de treinamento foi composta por três séries de 10 repetições, em cinco exercícios, com uma porcentagem de 70 % de 1 RM (90% na excêntrica) e intervalo de 2 minutos. Análise Estatística: Para analisar as respostas perceptuais, afetivas e de ativação entre os exercícios, durante a mesma sessão de treinamento, foi utilizada a ANOVA de medidas repetidas. O teste t pareado foi utilizado para verificar possíveis diferenças entre média das respostas perceptuais e percepção subjetiva de esforço da sessão (PSE-S). Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas nas respostas perceptuais e afetivas entre os exercícios excêntricos, concêntricos e dinâmicos. Durante as sessões, foram encontrados efeitos significativos apenas entre os exercícios: supino vs pulley e extensor vs pulley na ação excêntrica. Não foram encontradas diferenças significativas entre a média das respostas perceptuais (durante os exercícios) e a PSE-S para o treino dinâmico, concêntrico e excêntrico. Conclusão: As respostas perceptuais e afetivas foram similares entre as diferentes ações musculares. No entanto o exercício pulley, realizado na sessão excêntrica, se mostrou sensível a promover melhores respostas perceptuais para idosas iniciantes no treinamento com pesos. A PSE-S, demostrou-se uma ferramenta prática e útil para monitorar a intensidade do treinamento excêntrica, concêntrica e dinâmica em mulheres idosas.

Endereço: http://www.pgedf.ufpr.br/Dissertacoes.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.