Efeito de Diferentes Bebidas Esportivas Sobre Marcadores de Dano Muscular Após Treino Controlado de Rúgbi Uberaba-mg

Por: Rafael Frata Cândido.

2014 03/04/2014

Send to Kindle


Resumo

O dano muscular provocado pelo exercício de alta intensidade resulta no extravasamento de proteínas para corrente sanguínea, prolongando o tempo de recuperação do atleta. Estratégias que buscam atenuar o desgaste muscular são frequentemente utilizadas, destacando-se o uso de bebidas esportivas contendo carboidratos (CHO) e CHO+proteínas. O presente estudo teve o objetivo de comparar o efeito do consumo de bebidas esportivas contendo CHO, proteína do soro do leite (PSL)+CHO, aminoácidos de cadeia ramificada (AACR)+CHO e placebo (PLA) saborizada contendo aspartame, sobre marcadores de dano muscular. Em um estudo randomizado de medidas repetidas, duplo cego e placebo controlado, sete jogadores universitários completaram quatro treinos controlados de rúgbi (TCR), com duração de 90 min e separados por 72 h, e consumiram bebidas PLA, CHO (1,2 g/kg de CHO), PSL+CHO (0,4 g/kg de PSL com adicional energético proveniente de CHO) e AACR+CHO (0,35 g/kg de AACR com adicional de CHO). Antes (pré), imediatamente após (pós) e nos momentos 6 h, 12 h e 24 h pós TCR, procedeu-se coleta de sangue para análise da creatina quinase (CK), lactato desidrogenase (LDH) e realização de três saltos verticais contra movimento (SVCM) e SVCM durante 30 segundos para mensurar potência (w) e potência relativa (w/kg), número de saltos (NS30s) e altura alcançada (cm), e Teste T (TT) para mensurar agilidade. Houve efeito significativo para o fator tempo (p<0,05) em todas as variáveis, com exceção do NS30s. Para o TT, houve interação tempo/tratamento (p<0,05), revelando melhor desempenho para aqueles que consumiram AACR+CHO. Consumo de bebidas contendo CHO, PSL+CHO ou AACR+CHO durante TCR parece não promover benefícios adicionais em relação ao PLA sobre marcadores de dano muscular, mas, o consumo de AACR+CHO parece contribuir com a recuperação mais rapidamente da agilidade.

Endereço: http://www.uftm.edu.br/paginas/curso/cod/1428/area/PROGRAMA+DE+POS-GRADUACAO+EM+EDUCACAO+FISICA/t/DISSERTACOES+DEFENDIDAS

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.