Efeito de Diferentes Freqüências de Exercício Físico na Prevenção da Dislipidemia e da Obesidade em Ratos Normo e Hipercolesterolêmicos

Por: Fabiana Pavan Viana, Nádia Carla Cheik e Ricardo Luís Fernandes Guerra.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.20 - n.2 - 2006

Send to Kindle


Resumo

Inúmeros relatos científicos têm demonstrado os benefícios dos exercícios físicos realizados regularmente (três a cinco dias/semana), no entanto, os efeitos do treinamento realizado dois dias/semana tem sido negligenciado. Desta forma, o presente estudo objetivou comparar os ajustes fisiológicos crônicos decorrentes do treinamento físico realizado dois e cinco vezes/semana consecutivamente sobre o metabolismo e o perfil lipídico de ratos normo e hipercolesterolêmicos. Foram utilizados 48 ratos adultos da linhagem Wistar, sendo divididos em seis grupos, a saber; Dieta padrão: Grupo Sedentário (SP), Grupo Treinado cinco vezes/semana (TP5) e Grupo Treinado dois vezes/semana (TP2); Dieta hipercolesterolêmica: Grupo Sedentário (SH), Grupo Treinado cinco vezes/semana (TH5) e Grupo Treinado duas vezes/semana (TH2). Após oito semanas de tratamento os ratos foram sacrificados, o plasma e os tecidos adiposos brancos retroperitoneal (RET) e epididimal (EPI) foram pesados e estocados para posteriores análises bioquímicas e morfométricas. Nos animais alimentados com dieta hipercolesterolêmica, o treinamento físico realizado de duas e cinco vezes/semana promoveu a redução do peso corporal, do peso e do diâmetro dos adipócitos do EPI e RET, da taxa de lipogênese do EPI e dos níveis séricos de colesterol e triglicerídeos, sendo este efeito mais evidente com o treinamento de cinco vezes por semana, enquanto nos animais com dieta padrão apenas o treinamento realizado cinco vezes/semana promoveu alterações significativas em poucas variáveis analisadas, como na diminuição do ganho de peso e no diâmetro dos adipócitos do EPI e RET. UNITERMOS: Freqüência de treinamento físico; Dislipidemias; Obesidade.

Endereço: http://www.usp.br/eef/rbefe/v20n22006/v20_n2_p121.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.